.

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

::

PESQUISAR NO BLOG:

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

O EVANGELHO EM ORDEM CRONOLÓGICA - OS PRIMEIROS DISCÍPULOS DE JESUS

Após 40 dias no ermo, Jesus retorna a João, que o batizou. Ao vê-lo aproximar-se, João aparentemente aponta para ele e exclama para os presentes: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! Este é aquele a respeito de quem eu disse: Atrás de mim vem um homem que avançou na minha frente, porque existiu antes de mim.” Embora seja mais velho que seu primo Jesus, João sabe que Jesus existiu antes dele como pessoa espiritual no céu.

Todavia, algumas semanas antes, quando Jesus veio para ser batizado, João pelo visto não sabia com certeza que Jesus havia de ser o Messias. “Até eu não o conhecia”, reconhece João, “mas a razão por que vim batizar em água era que ele fosse manifestado a Israel”.

João passa a explicar a seus ouvintes o que aconteceu ao batizar Jesus: “Observei o Espírito descer como pomba do céu; e permaneceu sobre ele. Até eu não o conhecia, mas o Mesmo que me enviou a batizar em água disse-me: ‘Sobre quem for que vires descer o Espírito e permanecer, este é quem batiza em Espírito Santo.’ E eu o vi e dei testemunho de que este é o Filho de Deus.”

No dia seguinte, João está parado, junto com dois dos seus discípulos. Novamente, quando Jesus se aproxima, ele diz: “Eis o Cordeiro de Deus!” Com isto, estes dois discípulos de João, o Batizador, seguem a Jesus. Um deles é André e o outro é, evidentemente, a própria pessoa que registrou estas coisas, que também se chama João. Este João, segundo tudo indica, também é primo de Jesus, pelo que parece sendo filho da irmã de Maria, Salomé.

Ao virar-se e ver André e João o seguirem, Jesus pergunta: “O que estais procurando?”
“Instrutor”, perguntam, “onde estás pousando?”

“Vinde, e vereis”, responde Jesus.

São umas quatro horas da tarde, e André e João ficam com Jesus o resto do dia. Depois disso, André fica tão animado que se apressa a encontrar seu irmão, que se chama Pedro. “Achamos o Messias”, diz ele. E então leva Pedro a Jesus. Talvez João, ao mesmo tempo, encontra seu irmão, Tiago, e o leva a Jesus; mas, caracteristicamente, João omite esta informação pessoal do seu Evangelho. No dia seguinte, Jesus encontra Filipe, de Betsaida, a mesma cidade de onde se originam André e Pedro. Ele o convida: “Sê meu seguidor.”

Filipe então encontra Natanael, também chamado Bartolomeu, e diz: “Achamos aquele de quem escreveram Moisés, na Lei, e os Profetas: Jesus, filho de José, de Nazaré.” Natanael fica em dúvida. “Pode sair algo bom de Nazaré?”, pergunta ele.

“Vem e vê”, incentiva Filipe. Ao se aproximarem de Jesus, este diz sobre

Natanael: “Eis um israelita de verdade, em quem não há fraude.”

“Como é que me conheces?”, pergunta Natanael.

“Antes de Filipe te chamar, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”, responde Jesus.

Natanael admira-se. “Rabi [que significa Instrutor], tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”, diz ele.

“Porque eu te disse que te vi debaixo da figueira tu crês?”, pergunta Jesus. “Verás coisas maiores do que estas.” Daí, promete: “Eu vos digo em toda a verdade: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus ascendendo e descendo para o Filho do homem.”

Logo depois disso, Jesus, junto com seus recém-ajuntados discípulos, parte do vale do Jordão e viaja para a Galiléia. João 1:29-51.

Autoria: Eduardo Galvão - Evangelho em Ordem Cronológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

::