.

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

::

PESQUISAR NO BLOG:

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

TEATRO CRISTÃO: DRAMA DA ORAÇÃO DO PAI NOSSO


EM MATEUS 6: 9 a 13 JESUS ENSINA A ORAR. O PERSONAGEM QUE NESTA PEÇA FAZ A ORAÇÃO, A FAZ DE FORMA DISPLICENTE. MAS, NA PEÇA DEUS INTERVÉM. ESCLARECE, ENSINA, DESAFIA. É UMA FORMA DE LEVAR AS PESSOAS A REFLETIREM SOBRE O QUE ESTÃO FAZENDO COM ESTA ORAÇÃO.

PESSOA (VISTA).

DEUS (NÃO VISTO).


CENÁRIO: Nenhum cenário particular é necessário, mas seria bom se a pessoa pudesse sentar em uma cadeira e se debruçar sobre uma mesa com uma Bíblia nela. (dou a sugestão da pessoa estar ajoelhada sobre uma cadeira, de perfil, para que o público veja o rosto da pessoa. Outra pessoa ficaria escondida, narrando a voz de Deus - escolha uma voz daquelas!)

PESSOA:
Pai Nosso, que...

DEUS: Sim?

PESSOA: Não me interrompa! Estou orando.

DEUS: Mas você me chamou.

PESSOA: Te chamei? Eu não te chamei. Eu estava orando. Pai Nosso que estás no céu...

DEUS: Aí, você fez de novo.

PESSOA: Fiz o que?

DEUS: Chamou-me. Você disse: "Pai Nosso que estás no céu". Aqui estou. Com o que se preocupa?

PESSOA: Mas eu não quis dizer nada disso. Só estava fazendo as minhas orações do dia, né. Sempre faço a Oração do Pai Nosso. Me faz sentir bem, tipo trabalho cumprido, sabe?

DEUS: Tudo bem. Continue.

PESSOA: Santificado seja o Teu nome.

DEUS: Espera! O que você quer dizer com isso?

PESSOA: Isso o quê?

DEUS: Com "Santificado seja o Teu nome"?

PESSOA: Quer dizer. quer dizer... Que lástima! Como vou saber o que quer dizer? É só parte da oração. (pausa) a propósito, o que isso quer dizer?

DEUS: Quer dizer, honrado, santo, maravilhoso.

PESSOA: Ah, faz sentido. Nunca tinha pensado sobre o que isso significava. Venha o Teu reino, seja feita a Tua vontade assim na terra como no céu.

DEUS: Você quis dizer isso mesmo?

PESSOA: É claro! Por que não?

DEUS: O que você vai fazer sobre isso?

PESSOA: Fazer? Nada, suponho. Só acho que seria melhor se Tu tivesses o controle das coisas aqui embaixo do jeito que tens aí em cima.

DEUS: Eu tenho controle sobre você?

PESSOA: Bem, eu vou à igreja.

DEUS: Não foi isso que eu perguntei. E aquele mau humor? Você tem mesmo um problema aí, você sabe!

PESSOA: Pára de implicar comigo! Eu sou tão bom quanto alguns daqueles hipócritas da igreja!

DEUS: Com licença, mas Eu pensei que você estivesse orando pra que minha vontade fosse feita ou não? Se isso está pra acontecer, tem que começar com aqueles que estão orando por isso. Como você, por exemplo.

PESSOA: Ta, tudo bem! Acho que tenho algumas questões. Agora que mencionas, provavelmente poderia mencionar outras.

DEUS: Eu também.

PESSOA: Não tinha pensado muito sobre isso ate agora, mas eu gostaria mesmo de cortar algumas dessas coisas. Gostaria mesmo de saber como ser livre.

DEUS: Bom! Agora estamos chegando em algum lugar! Vamos resolver juntos, você e eu. Algumas vitórias reais podem ser conseguidas. Estou orgulhoso de você!

PESSOA: Olha, Senhor, preciso terminar agora. Isso tá levando mais tempo do que o normal! O pão nosso de cada dia nos dá hoje.

DEUS: Você precisa cortar o pão, pois você está um pouco acima do peso!

PESSOA: Hei! Pára aí! Que é isso? Aqui estou eu fazendo meu dever religioso e de repente Tu invades e me lembra de todas as minhas faltas!

DEUS: Orar é algo perigoso. Você pode terminar mudado, sabe. É por isso que estou tentando encontrá-lo. Você me chamou, e aqui estou eu. É tarde demais pra parar agora. Continue orando. Estou interessado na próxima parte da oração. (Pausa). Bem. Continue!

PESSOA: Estou com medo.

DEUS: Medo de que?

PESSOA: Eu sei o que vais dizer!

DEUS: Tente e veja.

PESSOA: Perdoa as nossas dívidas assim como nós perdoamos os nossos devedores.

DEUS: E o Pedro Marques?

PESSOA: Viu! Sabia que ia falar dele! Por que, Senhor, ele falou mentiras sobre mim, e me trapaceou, me roubou dinheiro. Eu juro que dessa ele não escapa.

DEUS: Mas sua oração. E a sua oração?

PESSOA: Eu não quis dizer aquilo.

DEUS: Bem, pelo menos você é honesto! Mas não é muito engraçado carregar essa amargura no íntimo, é?

PESSOA: Não, mas vou me sentir melhor assim que ele se ver comigo! Tenho uns esquemas pro velho Pedro!

DEUS: Você não vai se sentir melhor. Vai se sentir pior. A vingança não é doce. Pense em quão infeliz você está de verdade. Mas eu posso mudar tudo isso.

PESSOA:
Pode? Como?

DEUS: Perdoe Pedro. Então eu o perdoarei. Assim o ódio e o pecado serão problema do Pedro e não seu. Você pode perder dinheiro, mas terá acalmado seu coração.

PESSOA: Não parece fácil, mas lá no fundo, eu sei que valeria a pena o esforço. Obrigado, Senhor, por me ajudar a resolver isso. E não nos deixe cair em tentação, mas livra nos do mal. Pois Teu é o reino, o poder e a glória, para sempre, AMEM.

VOCÊS, OREM ASSIM: ‘Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome.
Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.
Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia. Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém’.

Autoria: Desconhecida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

::