.

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

::

PESQUISAR NO BLOG:

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

O EVANGELHO EM ORDEM CRONOLÓGICA - COMPAIXÃO POR UM LEPROSO

À medida que Jesus e seus quatro discípulos visitam as cidades da Galiléia, as notícias sobre as maravilhas que ele faz correm por todo o distrito. O rumor a respeito de suas obras chega a certa cidade em que mora um leproso. O médico Lucas o descreve como estando “cheio de lepra”. Esta terrível doença, no estágio avançado, lentamente desfigura várias partes do corpo. Assim, a situação desse leproso é lastimável.

Quando Jesus chega à cidade, o leproso aproxima-se dele. Segundo a lei de Deus, o leproso deve dar aviso, clamando: “Impuro, impuro!”, para evitar que outros se aproximem demais, arriscando contaminar-se. O leproso prostra-se com o rosto em terra e roga a Jesus: “Senhor, se apenas quiseres, podes tornar-me limpo.”

Quanta fé esse homem tem em Jesus! Mas, que lastimável aparência a sua doença lhe deve dar! Que fará Jesus? Que faria você? Compadecido, Jesus estende a mão e toca nele, dizendo: “Eu quero. Torna-te limpo.” E a lepra desaparece dele imediatamente.

Gostaria de ter como rei alguém compassivo assim? O modo de Jesus tratar esse leproso dá-nos confiança de que, durante Seu reinado, a profecia bíblica se cumprirá: “Terá dó daquele de condição humilde e do pobre.” Sim, Jesus satisfará então o desejo de seu próprio coração, que é ajudar a todos os aflitos.

Mesmo antes de curar o leproso, o ministério de Jesus já havia criado grande comoção entre o povo. Cumprindo a profecia de Isaías, Jesus ordena agora ao homem curado: “Cuida de que não digas nada a ninguém.” E a seguir instrui-lhe: “Vai, mostra-te ao sacerdote e oferece pela tua purificação as coisas determinadas por Moisés, em testemunho para eles.”

Mas aquele homem está tão feliz que não consegue guardar segredo sobre o milagre. Ele sai e espalha a novidade por toda a parte e, ao que tudo indica, suscita tamanho interesse e curiosidade entre o povo que Jesus não mais pode entrar abertamente numa cidade. Assim, Jesus permanece em lugares isolados, desabitados, e pessoas de toda parte afluem para ouvi-lo e serem curadas de suas doenças. Lucas 5:12-16; Marcos 1:40-45; Mateus 8:2-4; Levítico 13:45; 14:10-13; Salmo 72:13; Isaías 42:1, 2.

Autoria: Eduardo Galvão - Evangelho em Ordem Cronológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

::