.

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

::

PESQUISAR NO BLOG:

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

O EVANGELHO EM ORDEM CRONOLÓGICA - A ESCOLHA DOS DOZE APÓSTOLOS

Já faz cerca de um ano e meio desde que João, o Batizador, apresentou Jesus como o Cordeiro de Deus e que Jesus iniciou seu ministério público. Naquela ocasião, André, Simão Pedro, João e talvez Tiago (irmão de João), bem como Filipe e Natanael (também chamado Bartolomeu), tornaram-se seus primeiros discípulos. Com o tempo, muitos outros se juntaram a eles em seguir a Cristo.

Jesus agora está pronto para escolher seus apóstolos. Estes serão seus associados íntimos, que receberão treinamento especial. Mas, antes de escolhê-los, Jesus vai a um monte e passa a noite toda em oração, provavelmente pedindo sabedoria e a bênção de Deus. Ao clarear o dia, chama seus discípulos e dentre eles escolhe 12. Contudo, visto que continuam sendo alunos de Jesus, eles ainda podem ser chamados de discípulos.

Seis dos que Jesus escolhe, mencionados acima, são os que se tornaram seus primeiros discípulos. Mateus, que Jesus convocou da coletoria, também é escolhido. Os outros cinco são: Judas (também chamado Tadeu), Judas Iscariotes, Simão, o Cananita, Tomé e Tiago, filho de Alfeu. Este Tiago é também chamado de Tiago, o Menor, talvez por ser menor em estatura física ou mais jovem do que o outro apóstolo Tiago.

A esta altura, estes 12 já acompanham Jesus por algum tempo, e ele os conhece bem. Realmente, alguns são seus próprios parentes. Tiago e seu irmão João evidentemente são primos irmãos de Jesus. E é provável que Alfeu fosse irmão de José, pai adotivo de Jesus. Assim, o filho de Alfeu, o apóstolo Tiago, também seria primo de Jesus.

Jesus naturalmente não tem dificuldade em lembrar-se do nome de seus apóstolos. Mas, consegue você lembrá-los? Bem, tenha em mente que há dois chamados Simão, dois Tiago(s) e dois Judas, e que Simão tem um irmão, André, e que Tiago também tem um irmão, João. Esta é a chave para se lembrar de oito apóstolos. Os outros quatro são um cobrador de impostos (Mateus), um que mais tarde duvidou (Tomé), um chamado de debaixo duma árvore (Natanael), e seu amigo Filipe.

Onze dos apóstolos são da Galiléia, terra natal de Jesus. Natanael é de Caná. Filipe, Pedro e André são originários de Betsaida, Pedro e André mais tarde se mudaram para Cafarnaum, onde parece que Mateus morava. Tiago e João dedicavam-se à pesca, e provavelmente também moravam em Cafarnaum ou nas suas imediações. Parece que Judas Iscariotes, que mais tarde traiu a Jesus, é o único apóstolo originário da Judeia. Marcos 3:13-19; Lucas 6:12-16.

Autoria: Eduardo Galvão - Evangelho em Ordem Cronológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

::