.

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

::

PESQUISAR NO BLOG:

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

O EVANGELHO EM ORDEM CRONOLÓGICA - O FILHO PROMETIDO

Em vez de retornarem a Nazaré, José e Maria permanecem em Belém. E, quando Jesus completa oito dias de idade, fazem-no ser circuncidado, segundo ordena a Lei de Deus dada a Moisés. Pelo visto, também é costume, no oitavo dia, dar nome aos meninos. De modo que dão a seu filho o nome de Jesus, como o anjo Gabriel já havia orientado.

Passa-se mais de um mês, e Jesus já está com 40 dias de idade. Aonde o levam agora seus pais? Ao templo em Jerusalém, que fica a apenas poucos quilômetros de onde moram. Segundo a Lei de Deus dada a Moisés, exige-se que, 40 dias após o nascimento dum menino, a mãe apresente no templo uma oferta de purificação.

Isso é o que Maria faz. Sua oferta é de duas pequenas aves. Isto revela algo sobre a situação econômica de José e Maria. A Lei de Moisés indica que se deve oferecer um carneirinho, que é muito mais valioso do que aves. Mas, se a mãe não tivesse os meios para isso, bastariam duas rolas ou dois pombos.

No templo, um homem idoso toma Jesus nos braços. Seu nome é Simeão. Deus lhe revelou que ele não morrerá antes de ter visto o prometido Cristo, ou Messias, de Jeová. Ao chegar no templo nesse dia, Simeão é conduzido por espírito santo até o menino, trazido por José e Maria.

Enquanto segura Jesus, Simeão agradece a Deus e diz: “Agora, Soberano Senhor, deixas o teu escravo ir livre em paz, segundo a tua declaração; porque os meus olhos viram o teu meio de salvar, que aprontaste à vista de todos os povos, uma luz para remover das nações o véu e uma glória para o teu povo Israel.”

José e Maria ficam espantados ao ouvirem isso. Daí, Simeão os abençoa e diz a Maria que seu filho “é posto para a queda e para o novo levantamento de muitos em Israel”, e que a tristeza, igual a uma longa espada, traspassará a alma dela.

Ana, profetisa de 84 anos de idade, encontra-se ali nesta ocasião. De fato, ela nunca se ausenta do templo. Nesta mesma hora, ela se aproxima e começa a agradecer a Deus, falando sobre Jesus a todos os que a ouvem.

Quanta felicidade estes acontecimentos no templo dão a José e a Maria! Certamente, tudo isso lhes confirma que o menino é o Prometido por Deus. Lucas 2:21-38; Levítico 12:1-8.

Autoria: Eduardo Galvão - Evangelho em Ordem Cronológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

::