.

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

::

PESQUISAR NO BLOG:

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

O EVANGELHO EM ORDEM CRONOLÓGICA - O QUE É LICITO FAZER NO SÁBADO?

Novamente, num sábado, Jesus visita uma sinagoga perto do mar da Galiléia. Ali está presente um homem com a mão direita ressequida. Os escribas e os fariseus observam atentos, para ver se Jesus o curará. Por fim, perguntam: “É lícito curar no sábado?”

Os líderes religiosos judaicos crêem ser lícito curar no sábado apenas se a vida corre perigo. Ensinam, por exemplo, que é ilícito, no sábado, colocar um osso no lugar ou enfaixar uma entorse. Assim, os escribas e os fariseus inquirem a Jesus, tentando conseguir uma acusação contra ele.

Jesus, porém, sabe o que eles pensam. Sabe também que eles adotaram um conceito extremo e não-bíblico do que constitui violação da proibição de trabalhar no sábado. Assim, Jesus abre o cenário para uma dramática confrontação, dizendo ao homem com a mão ressequida: “Levanta-te e vem para o centro.”

Em seguida, dirigindo-se aos escribas e aos fariseus, Jesus diz: “Quem é o homem entre vós que, tendo uma só ovelha, e, caindo esta numa cova, no sábado, não a agarra e levanta para fora?” Visto que uma ovelha representa um investimento financeiro, eles não a deixariam na cova até o dia seguinte, pois poderia adoecer e dar-lhes prejuízo. Ademais, as Escrituras dizem: “O justo importa-se com a alma do seu animal doméstico.”

Traçando um paralelo, Jesus prossegue: “Afinal de contas, quanto mais vale um homem que uma ovelha! Por isso é lícito fazer uma coisa excelente no sábado.” Os líderes religiosos são incapazes de refutar tal raciocínio lógico e compassivo, e ficam calados.

Indignado, bem como pesaroso diante da obstinada estupidez deles, Jesus olha em volta. Daí, diz ao homem: “Estende a tua mão.” Ele a estende, e a mão é curada. Em vez de se alegrarem com o restabelecimento da mão desse homem, os fariseus se retiram e imediatamente passam a conspirar com os partidários de Herodes, a fim de matarem Jesus. Esse partido político evidentemente inclui membros dos religiosos saduceus. Normalmente, tal partido e os fariseus são rivais declarados, mas estão solidamente unidos em oposição a Jesus. Mateus 12:9-14; Marcos 3:1-6; Lucas 6:6-11; Provérbios 12:10; Êxodo 20:8-10.

Autoria: Eduardo Galvão - Evangelho em Ordem Cronológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

::