.

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

::

PESQUISAR NO BLOG:

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

O EVANGELHO EM ORDEM CRONOLÓGICA - CUMPRE-SE A PROFECIA DE ISAÍAS

Ao saberem que os fariseus e os partidários de Herodes planejam matá-lo, Jesus e seus discípulos se retiram para o mar da Galiléia. Ali, multidões procedentes de toda a Palestina e até mesmo de além de suas fronteiras afluem a Jesus. Ele cura a muitos, resultando em todos os acometidos de doenças aflitivas tentarem a todo custo tocar nele.

Devido ao tamanho das multidões, Jesus pede que seus discípulos tenham um barco sempre à disposição dele. Afastando-se da margem, ele pode evitar que as multidões o comprimam. Pode ensiná-las do barco, ou viajar para outro lugar ao longo da costa e ajudar as pessoas ali.

O discípulo Mateus menciona que a atividade de Jesus cumpre “o que fora dito por intermédio de Isaías, o profeta”. E daí Mateus cita a profecia que Jesus cumpre, a saber:

“Eis o meu servo a quem tenho escolhido, meu amado, a quem a minha alma tem aprovado! Porei sobre ele o meu espírito e ele esclarecerá às nações o que é justiça. Não altercará, nem gritará, nem ouvirá alguém a sua voz nas ruas largas. Não esmagará nenhuma cana machucada, tampouco extinguirá qualquer mecha fumegante, até enviar a justiça com bom êxito. Deveras, em seu nome esperarão as nações.”

Jesus, evidentemente, é o servo amado, aprovado por Deus. E Jesus esclarece o que é verdadeira justiça, que está sendo obscurecida por tradições religiosas falsas. Devido à aplicação injusta da lei de Deus, os fariseus nem mesmo socorrem um doente no sábado! Esclarecendo a justiça de Deus, Jesus alivia o povo da carga de tradições injustas, o que leva os líderes religiosos a tentarem matá-lo.

O que quer dizer: ele ‘não altercará, nem erguerá a sua voz de modo a ser ouvido nas ruas largas’? Ao curar as pessoas, Jesus ‘adverte-as estritamente que não o tornem manifesto’. Ele não quer propaganda ruidosa a seu respeito nas ruas, ou que relatos distorcidos passem excitadamente de boca em boca.

Também, Jesus leva sua mensagem de consolo a pessoas que figurativamente são como cana machucada, curvada e pisoteada. São como uma mecha cuja última fagulha de vida está para se extinguir. Jesus não esmaga a cana machucada nem apaga a mecha tremulante. Mas, com afeto e amor, ele habilmente soergue os mansos. Deveras, Jesus é aquele em quem as nações podem esperar! Mateus 12:15-21; Marcos 3:7-12; Isaías 42:1-4.

Autoria: Eduardo Galvão - Evangelho em Ordem Cronológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

::