.

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

::

PESQUISAR NO BLOG:

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

COMENTÁRIO EXPOSITIVO: TIAGO 1:18 - A NATUREZA DIVINA DENTRO DE NÓS

A NATUREZA DIVINA DENTRO DE NÓS

(Tiago 1:18)


Na primeira barreira, Deus diz: "Olhe adiante e guarde-se do julgamento!" Na segunda barreira, ele diz: "Olhe ao redor e veja como tenho sido bom para você". Em sua terceira barreira, Deus diz: "Olhe para dentro de si e entenda que você nasceu do alto e possui a natureza divina".

Tiago usa o nascimento como uma imagem do desejo que leva ao pecado e à morte (Tg 1:15). Também o emprega para explicar de que maneira podemos ter vitória sobre a tentação. O apóstolo João escolhe uma abordagem semelhante em 1 João 3:9, em que "semente" refere-se à vida e à natureza divinas dentro do cristão. Vejamos quais são as características desse nascimento.

É de Deus. Nicodemos imaginou, equivocadamente, que teria de entrar novamente no ventre de sua mãe a fim de nascer de novo. Esse nascimento não é da carne: vem do alto (Jo 3:1-7) e é obra de Deus. Da mesma forma como não geramos o próprio nascimento humano, também não podemos gerar o próprio nascimento espiritual. Quando cremos em Jesus Cristo, foi Deus quem realizou o milagre.

É pela graça. Não nos esforçamos para obtê-lo nem o merecemos. Deus nos deu o nascimento espiritual por sua graça e vontade. "Os quais não nasceram do sangue [descendência humana], nem da vontade da carne [esforços humanos], nem da vontade do homem [assistência humana], mas de Deus" (Jo 1:13). Ninguém pode nascer de novo por meio de seus parentes, das suas determinações ou de sua religião. O novo nascimento é obra de Deus.

É por meio da Palavra de Deus. Assim como a concepção humana requer um pai e uma mãe, também o nascimento divino tem dois pais: o Espírito Santo de Deus e a Palavra de Deus. "O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito" (Jo 3:6). "Pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente" (1 Pe 1:23). O Espírito de Deus usa a Palavra de Deus para realizar o milagre do novo nascimento. Uma vez que a Palavra de Deus "é viva, e eficaz" (Hb 4:12), pode gerar vida no coração do pecador que crê em Cristo; e essa vida é a vida de Deus.

É o mais excelente nascimento possível. Tiago diz aos cristãos judeus para os quais está escrevendo que somos "primícias das suas criaturas", um termo significativo para eles. O povo de Israel no Antigo Testamento leva as primícias para o Senhor como expressão de sua devoção e obediência. "Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda" (Pv 3:9). De todas as criaturas que Deus tem em seu universo, os cristãos são as mais exaltadas e excelentes! Compartilhamos a natureza de Deus. Por esse motivo, está abaixo da nossa dignidade aceitar a isca de Satanás ou desejar coisas pecaminosas. Um nascimento superior deve implicar uma vida superior.

Ao conceder um novo nascimento, Deus declara que não pode aceitar o antigo. Ao longo de toda a Bíblia, Deus rejeita o primogênito e aceita o segundo filho. Aceitou Abel em lugar de Caim; Isaque em lugar de Ismael; Jacó em lugar de Esaú. Ele rejeita o primeiro nascimento (por mais nobre que seja aos olhos dos homens) e afirma que precisamos de um segundo nascimento.

É essa experiência de novo nascimento que nos ajuda a vencer a tentação. Se deixarmos que a velha natureza (do primeiro nascimento) assuma o controle, seremos derrotados. Recebemos a velha natureza (a carne) de Adão, e ele fracassou. Mas se nos sujeitarmos à nova natureza, seremos vitoriosos, pois a nova natureza vem de Cristo, e ele é o Vencedor.

Um aluno da Escola Dominical explicou essa verdade de forma simples.

- Dois homens vivem em meu coração: o antigo Adão e Jesus. Quando a tentação bate à porta, alguém precisa atender. Se eu deixar Adão abrir a porta, cairei em pecado; assim, eu peço que jesus atenda, f/e sempre vence!

Por certo, essa nova natureza deve ser nutrida com a Palavra de Deus diariamente a fim de que possa se fortalecer para combater nas batalhas. Da mesma forma como o Espírito Santo usou a Palavra de Deus para nos dar o nascimento espiritual, também usa a Palavra para nos dar forças espirituais. "Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus" (Mt 4:4).

Quaisquer que sejam as justificativas que apresentemos, não podemos culpar ninguém além de nós mesmos pelo pecado. Nossos desejos nos fizeram cair em tentação e pecar. Não é culpa de Deus. Mas Deus ergueu essas três barreiras para nos guardar do pecado. Se respeitarmos essas barreiras, receberemos uma coroa (Tg 1:12). Se as transgredirmos, morreremos (Tg 1:15). O que vamos escolher?

Autoria: Warren W. Wiersbe
Livro: Comentário Bíblico expositivo Novo Testamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

::