.

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

::

PESQUISAR NO BLOG:

sábado, 18 de junho de 2016

COMENTÁRIO EXPOSITIVO: ROMANOS: 12:17-21 - NOSSO RELACIONAMENTO COM OS INIMIGOS

NOSSO RELACIONAMENTO COM OS INIMIGOS

(Romanos 12:17-21)

O cristão que procura obedecer a Deus terá inimigos. Jesus tinha inimigos quando ministrava aqui na Terra. Não importava por onde Paulo e os outros apóstolos passavam, sempre havia inimigos para se opor a seu trabalho. Jesus advertiu os discípulos de que seus piores inimigos poderiam ser as pessoas de sua própria casa (Mt 10:36). Infelizmente, alguns cristãos têm inimigos porque lhes falta amor e paciência, não porque sejam fiéis em seu testemunho. Há uma diferença entre participar do "escândalo da cruz" (Gl 5:11; 6:12-15) e ser um motivo de escândalo!

O cristão não deve fazer papel de Deus e tentar se vingar. A maioria das pessoas tem a filosofia de pagar com a mesma moeda, mas os cristãos devem viver num patamar mais eievado e pagar o mal com o bem. E evidente que isso exige amor, pois nossa tendência é sempre reagir. Também exige fé, pois precisamos crer que Deus pode operar e fazer sua vontade em nossa vida e na vida daqueles que nos magoam. Devemos "[dar] lugar à ira" - a ira de Deus (Dt 32:35).

Certa vez, um amigo meu ouviu um pregador criticá-lo em um programa de rádio e dizer coisas a seu respeito que não apenas eram indelicadas, mas também incorretas. Meu amigo ficou extremamente zangado e planejava reagir, quando um pastor lhe disse: "Não faça isso. Se você se defender, o Senhor não poderá defendê-lo. Deixe tudo nas mãos de Deus". Meu amigo seguiu esse conselho sábio, e o Senhor o vindicou.

A admoestação de Romanos 12:20 traz à memória as palavras de Jesus em Mateus 5:44-48. São palavras fáceis de ler, mas difíceis de praticar. Sem dúvida, precisamos orar e pedir a Deus que nos dê amor ao procurarmos demonstrar bondade para com nossos inimigos. Eles se aproveitarão de nós? Vão nos odiar ainda mais? Só Deus sabe. Nossa tarefa não é nos proteger, mas sim obedecer ao Senhor e deixar os resultados por sua contra. Quando Paulo insta a pagar o mal com o bem em nome do Senhor, faz referência a Provérbios 25:21, 22: As "brasas vivas" talvez sejam a vergonha que nossos inimigos sentirão quando lhes pagarmos o mal com o bem.

Como filhos de Deus, devemos viver no nível mais elevado - pagando o mal com o bem. O mal só pode ser sobrepujado através do bem. Se pagarmos com a mesma moeda, só alimentaremos ainda mais o conflito. Mesmo que nosso inimigo não seja cristão, experimentamos o amor de Deus em nosso coração e crescemos na graça.

Autoria: Warren W. Wiersbe
Livro: Comentário Bíblico expositivo Novo Testamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

::